A Paz que o nosso coração anseia
20 de dezembro de 2024

Queridos amigos, 

Escrevo-vos já muito perto do Natal. Ao longo das últimas semanas, em modo de advento, temos preparado a celebração do nascimento de Jesus. Fico sempre impressionado com a “tentativa de esvaziamento” do Natal, negando ou omitindo a verdadeira razão desta festa na imprensa, nas escolas ou nas decorações de rua. Em parte, esse facto deve-se também à nossa incapacidade de valorizar e preservar estas tradições cristãs que fazem a nossa cultura portuguesa. Por vezes, infelizmente parece que nos envergonhamos de ser cristãos! Aqui na Ericeira e na Carvoeira há marcas desse desconhecimento, esquecimento ou apagamento, mas há também sinais visíveis da nossa Esperança, que partilhamos com tantos. Gosto muito de ver os presépios nas casas ou nas nossas ruas, os estandartes do Menino Jesus nas janelas, os concertos de Natal e outras manifestações exteriores da nossa esperança e da nossa alegria! 

Entre as muitas festas de Natal, encontros de família e jantares da empresa, não nos esqueçamos então do essencial: celebramos o nascimento de Jesus há cerca de 2025 anos, o mistério da Encarnação, pois «o Verbo fez-Se carne e habitou entre nós» (cf. Jo 1,14). Que maravilha termos um Deus tão próximo e tão simples, que veio viver para o meio de nós, para nos reconciliar uns com os outros e com Deus! No Deus feito Menino, contemplado em cada presépio junto de Maria e de José, do burrinho e da vaquinha, das ovelhinhas, dos pastores e dos reis, descobrimos a Paz que o nosso coração e o mundo inteiro tanto anseia. No meio desta azáfama consumista do Ocidente e destas notícias de guerras e de revoluções no Médio Oriente, acolhamos e peçamos ao Menino Jesus que faça de nós instrumentos da Sua Paz! Convido-vos para a Missa de Natal às 22h30 (Carvoeira) ou 24h (Ericeira) na noite de Natal ou às 9h (Fonte Boa dos Nabos), 10h15(Carvoeira) ou 12h (Ericeira) no dia de Natal. 

Nessa sequência, aproveito ainda a convidar toda a comunidade a participar num gesto significativo no Dia Mundial da Paz, dentro da oitava de Natal. As Paróquias da Vigararia de Mafra irão juntar-se na celebração da Missa pela Paz, presidida pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, no dia 1 janeiro de 2025, às 19h, na Basílica de Mafra. Depois haverá uma sopa oferecida nos claustros e um Concerto de Carrilhão às 21h, seguindo-se a Vigília de Oração pela Paz das 21h30 em diante, até à manhã de 2 janeiro. A força da oração move o mundo!   

No dia 24 de dezembro damos também início ao Jubileu de 2025! Depois do último Jubileu extraordinário da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco em 2015-16, retomamos o ciclo ordinário de Jubileus, de 25 em 25 anos. Desde o primeiro Jubileu no ano 1300, a Igreja celebra ciclicamente um Ano Jubilar, tendo festejado o último Jubileu no ano 2000 ainda com o Papa S. João Paulo II. Em que consiste esta celebração anual? Trata-se de um ano especial, de graça, assente na longa tradição bíblica do Povo de Israel, em que os fiéis são convidados a experimentar a força do perdão e a recomeçar, partindo em peregrinação, em busca das indulgências que Deus sempre nos quer conceder por meio dessas práticas penitenciais, como sejam as peregrinações. Através da Bula Spes non confudit, o Papa Francisco convoca toda a Igreja para que se deixe renovar na Esperança, partindo em peregrinação até às Basílicas de S. Pedro e S. Paulo em Roma ou até algum Santuário Jubilar a nível local. Esta renovação tem de ser prioritária no coração de cada um e no seio da Igreja e a peregrinação em comunidade cria condições para tal. Este ano jubilar é também justamente oportuno para conhecer, acolher e implementar alguns dos desafios do recente Sínodo sobre a vida comunitária na Igreja. No nosso concelho de Mafra, o lugar de peregrinação será o Santuário de Nossa Senhora do Socorro e teremos a abertura do Santuário no dia 5 janeiro 2025, com Missa às 15h30 presidida por D. Nuno Isidro Cordeiro. Venham daí! 

Neste ano Jubilar, se Deus quiser, iremos a Roma em peregrinação com os adolescentes e catequistas em abril 2025 e com os jovens em julho 2025. Estamos todos muito entusiasmados e iremos dar novidades nos próximos artigos.   

Um santo Natal a todos e óptimo ano 2025, cheio de paz! 

Um abraço amigo do padre Tiago